segunda-feira, 19 de maio de 2008

Maus Hábitos

Este fim de semana estive a dar formação.
Comigo estava um amigo de longa data que é professor de linguistica na FCSH da UNL.
Este meu amigo esteve vários anos na Holanda a fazer doutoramento tendo regressado e ingressado na dita Faculdade.

Entre o "meter a conversa em dia" e ver as minhas fotos do Árctico, a nossa conversa acabou por cair sobre as diferenças de trabalhar numa Universidade e a de trabalhar num Instituto Público e igualmente a comparar a mesma situação mas na Holanda (Universidade) e no Canadá (I. Público).

A grande conclusão a que chegamos era que devia ser proibido enviar estudantes para fora do país. A não ser que tenhamos que os obrigar a regressar pois desta forma o castigo a que eles vão estar sujeitos compensa. A razão principal é que do estrangeiro vimos muito mal habituados. Senão vejamos:

i) Lá fora existe dinheiro para investigação e somos nós que o gerimos dentro daquilo que é obviamente o nosso plano de trabalhos. Aqui dinheiro vai existindo, mas quem o gere na verdade não somos nós: é alguém que não percebe nada do assunto. Quando voltamos achamos tudo isto muito estranho. Vimos mal habituados.

ii) No estrangeiro o dinheiro quando existe, existe mesmo. Existe no papel e como papel. Dentro do ano fiscal pode ser utilizado para a realização das tarefas previstas. Aqui, existe no papel mas não como papel. É retirado no final do ano para não ser gasto e fica disponível a meio do ano seguinte. Até lá, tudo para e faz-se ginástica financeira para, pelo menos, pagar ao bolseiros que dependem desse financiamento para sobreviver. Estranho? Não...estamos é mal habituados.

iii) Lá fora somos todos tratados por igual. Aqui existe o Sr. doutor, o Sr. presidente o Sr. director e o bolseiro. La fora vamos para os copos com os grandes. Aqui tratamo-os por você. Os maus hábitos são para se perder realmente.

iv) Lá fora ouvem-nos. Temos opinião e ela conta. Cá dentro dizem o que tem de ser feito. Quem nos mandou a nós sair do país e vir com ideias futuristas.


Não fossem o sol, a praia, a boa comida e obviamente os familiares e amigos.....e mesmo assim, não sei não. Just give me a call.

7 comentários:

Anónimo disse...

João pára de te queixar! Ou seja, tudo o que dizes eu concordo, mas que Portugal é assim já toda a gente sabe...Portanto, começa a enviar CVs em vez de te queixares! Secalhar os resultados até vão ser melhores! Além disso, se queres mesmo viver no Canadá, em Montreal tenho a certeza que não faltam empregos...tens mãozinhas para trabalhar lol! ou nao? Que coisa pah....sempre que venho ao teu blog o assunto é este...


P.

Rita disse...

Estás mesmo desesperado para sair daqui para fora não é? Se pudesses ir para Montréal outra vez era ouro sobre azul. Pode ser que a mudança venha e para melhor...
I will cross my fingers for you
Jokas

Anónimo disse...

espero q n tenhas ficado chateado, mas acho que quando se quer muito uma coisa que se luta por ela, nao se fala apenas dela, e se o que queres é viver em Montreal, mesmo que nao consigas trabalhar na tua área, ha muitas outras.

Se so queres ir trabalhar em investigação aí fica mais apertado e tens que ir concorrendo, agora estou convencido que se o que queres é mesmo viver la, então acho que isso n é assim tao difícil.

P.

Anónimo disse...

Que não haja duvidas ... quem quer fazer investigação a sério vai para fora!!

Cá nada vai melhorar nessa área tão cedo, especialmente na esfera do Estado (veja-se PRACEs e afins).

Abc

Anónimo disse...

Epá, eu não conheço ninguém desta gente que te comenta aqui, mas conheço-te a ti à uma "carrada" de anos e nunca te vi tão insatisfeito ca vida... tou com eles: se tás farto, já tens a casa à venda mesmo... vende o carro, vende o gato, vende os peixes, despede-te e EMIGRA PORRA!!! Já não se aguenta tanto queixume, pá...
As pessoas andam aflitinhas ca sua "vidita"... são os juros, os combustiveis, a saúde, a justiça, a porcaria do tempo que nem chove nem faz sol... vêm aqui pra se distrair e nem dá gosto, pá!
Chiça!!!
Bjs A.M.

João disse...

P: Pois se calhar queixo-me de mais. E acho que o segredo é so escrever qualquer coisas umas boas horas depois de sair daqui. Sempre descomprimo.

Rita: As vezes e isso mesmo :).

Anonimo: Pois. Só que vive o dia a dia nesta bagunça é que entende mesmo.

A.M.: A cerca de uns posts atrás ja discutimos isto e não me vou repetir. De resto sim tirando o vender o gato, o emigrar e mesmo opção. Um dia vens passar aqui umas horas depois falamos. O dia de ontem tido sido excelente. Kiss e até logo.

Kapitão Kaus disse...

João, compreendo-te muito bem e partilho contigo parte dessa perspectiva. Parte porque, em Portugal, há unidades de investigação em que há verbas para gerir, em que há camaradagem entre coordenadores e equipa de investigação e em que se produz ciência.
Há todavia ainda um longo caminho a melhorar.
Abraço:)