terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Projectos FCT #2

Estou basicamente a dar em louco com isto.
A quantidade de coisas "aparentemente" inuteis que nos pedem.
Senão tivesse passado pelo estrangeiro e visto como se submetem projectos e a forma como são avaliados, provavelmente acharia este processo o máximo. Pedem tudo e mais alguma coisa.
E o mais interessante de tudo é o conceito pessoas/mês.
Basicamente é o seguinte:
Se eu vou dedicar 40% do meu tempo ao projecto e participo numa tarefa X que durará 10 meses, então eu estou 0.4*10=4 pessoas/mês nessa tarefa. Se o projecto tiver 5 tarefas e eu participar em todas, o somatório das pessoas/mês coincide com os 40%*total meses do projecto.
Agora, se eu das 5 tarefas só participar em 3 então o somatório não dá o equivalente aos 40% porque há meses (das tarefas em que não participo) em que supostamente não estou a fazer nada. Supostamente, pois posso não estar a trabalhar na tarefa X mais sim a trabalhar na Y que ocorre simultaneamente. O pior é que isto tem de dar certo.
Perceberam?
.......
Então expliquem-me :(.

3 comentários:

Junta-te ao clube disse...

Portugal é do melhor que há!!! O pior é que os administradores das empresas pensam que esta é que é o futuro: burocratizar tudo. E pior, contratam empresas estrangeiras para fazerem modelos de trabalho para elas. Será que estamos a servir de cobaias?

Ass: Gattaca

Anónimo disse...

Hum…diz-me uma coisa…tu tas a candidatar-te a um projecto de quê? Matemática? Eheh!
Beijinho e força com isso!
Inês

Kapitão Kaus disse...

João, percebo-te muito bem.
Já desisti. Não vou meter nada porque já atingi a fase da loucura. Mais: graças aos iluminados que inventaram essas matemáticas, fui/fomos "convidados" a fornecer mais de uma centena de dados pessoais relativos a gente que só indirectamente tem que ver com estas coisas. Passei-me! Ontem, a "tampa" saltou!

E depois ainda nos vêm falar de simplex e tangas afins!

(E a questão que eu coloco é esta: será que esta minúcia aumenta a produtividade de alguém?)

(Tenho para mim, e nisto sou acompanhado por colegas de trabalho, que toda esta burocracia tem um único objectivo: fazer com que o número de candidatos a querer fazer alguma coisa diminua drasticamente. Para mim, pelo menos resultou. Nunca mais, em circunstância alguma, me apanham numa tanga destas. Juro-te!)

Ag:)