segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dúvida(s) #4

O que fazer quando.......

i) ...o prazo limite para a tomada de uma decisão que pode mudar radicalmente a minha vida se aproxima a passos largos ?
ii) ...os prós e os contras para que essa decisão seja tomada vão-se atropelando em catadupa uns por cima dos outros sem se poder dizer que uns pesam mais que outros ?
iii) ....esses prós e contras se vão misturando com emoções e sentimentos do mais diverso cariz que baralham ainda mais a situação ?
iv) ... quando vou ouvindo e lendo comentários em vários sitios e das mais diversas origens .... não hesites....chegaste a um cruzamento e está na hora de optar por um caminho diferente...a tentação para saltar de uma canoa q se afunda para outra, eventualmente furada, é muito grande... ?
v)... a minha decisão terá consequências directas para outras pessoas ?

Não sei mesmo. Sempre tive medo de tomar grandes decisões. E algumas das que tomei deram buraco. O certo é que os dias vão passando cada vez mais rápido, qual universo em expansão. E o dia "d" está quase aí.

14 comentários:

Kapitão Kaus disse...

João, que tal telefonares a um amigo e ouvires o que ele tem para te dizer?

Eu nunca tomo grandes decisões sem partilhar e sem ouvir.

Força!
Abc:)

Junta-te ao clube disse...

A decisão é tua... E se no passado as tuas decisões deram buracos, vê o que esteve errado na altura e tenta não os voltar a repetir.
E coragem. É lixado mas é preciso coragem para certas decisões. E depois mesmo que não tenha sido a mais correcta, não te arrependas dela. Viver é assim! :-)

Ass: Gattaca

PS - Meu Deus, que sério estive agora...

Anónimo disse...

não sei que decisão será essa, mas uma coisa é certa, se não a tomares nunca saberás se terá sido para pior ou para melhor e podes passar o resto da vida a pensar como teria sido.

Concerteza que terás mais alguns dados para saber se será para melhor ou não.

Mas as oportunidades são para aproveitar. Olha não sei, é tudo muito vago o que dizes, ninguém melhor que tu para saber o que é melhor para ti. Abr e espero que tomes a melhor decisão. P.

Anónimo disse...

Ui…continuas a ter dias super fáceis e divertidos estou a ver! :)
Não te conhecendo só te posso dizer para ouvires o teu coração, escolheres o melhor para ti e depois da tomada de decisão…”entrega”! Não acredito que desta forma existam más decisões…apenas caminhos melhores ou piores de se percorrer! Temos é de aprender com eles…isso sim, não é fácil! (Pelo menos para mim…)
Beijinhos e LUZ para essas decisões!
Inês

Angelo disse...

Grandes decisões são sempre difíceis de tomar (ou achas que me foi fácil decidir voltar!)... E só tu o podes fazer, parece-me!
Como diriam os japoneses, ganbatte!

Rita disse...

Dar conselhos é muito fácil por isso vou abster-me de tal. às vezes pensamos muito numa coisa e não é suficiente outras vezes deixamos para a última e dizemos sim ou não num impulso e as coisas até correm bem. Seja como fôr será pelo melhor...
Jokas

Daniel C.da Silva disse...

A melhor maneira de tomar decisões, é não pensarmos muito nelas. Eu explico: aquilo que instintivamente nos impele a decidir e a achar que está correcto é essa a decisão certa. Se pensarmos e sopesarmos muito os pros e contras, nunca encontraremos o equilibrio ideal e além de cada vez encontrarmos mais argumentos pro e contra também os dias passam e nao decidimos nada.

vai por mim que também sou dificil a tomar decisoes e aprendi assim...

Ab

Daniel C.da Silva disse...

Vi isto e lembrei-me do teu trabalho.

Lisboa, 14 Fev (Lusa) - O Ártico tal como é conhecido hoje vai deixar de existir dentro de duas décadas, devido ao aquecimento global que pode fazer aumentar a temperatura na região até 7ºC até meados deste século, segundo especialistas citados pela Folha de S. Paulo.
Segundo o jornal, "o atestado de óbito do Ártico está assinado", observando-se já todos os anos uma reacção em cadeia, que de acordo com especialistas em ciência polar reunidos em Chicago, não deverá tratar-se de "um mero ciclo passageiro".
"Teremos um Verão sem gelo no Ártico em 2030 ou antes disso", calculou um especialista da Universidade de Colorado, que falava no âmbito da 175ª Reunião Anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
O especialista referiu que "com menos gelo, a preocupação com uma certa ocupação da região ártica também deve aumentar", prevendo ainda que "pode aumentar não apenas a navegação em toda a área, como a exploração de petróleo".
"Todo cuidado é importante, porque o Ártico está mais quente em todas as estações do ano, não apenas no Verão. Já temos problema de erosão costeira em algumas zonas. Sem gelo, o vento movimenta mais a água", disse o cientista.
Para o especialista, acrescenta a Folha de S. Paulo, a mudança de comportamento registada em todo o Ártico é "tão crítica, que o ciclo de carbono também pode ser drasticamente alterado", pois com o calor, a tendência é para que toda a matéria orgânica congelada no solo do Ártico liberte carbono para a atmosfera, acrescentou outro cientista.

JJ disse...

Pois é João, por vezes essas decisões complicadas batem-nos à porta e temos de decidir mais cedo ou mais tarde.
O que costumo fazer nessas alturas, e estou a passar por momentos parecidos, de ter que tomar grandes decisões com uma infinita incerteza, costumo pedir opiniões às pessoas mais importantes da minha vida.
Quando ouvires aqueles que te amam e querem bem, saberás o que fazer...

Anónimo disse...

As decisões só são díficeis quando não sabemos o que queremos na realidade... quando sabemos temos sempre uma certeza interior. A vida coloca-te um desafio... :) que certamente não é o que parece mais óbvio. Diria mais, o teu problema tem duas faces, a questão a colocar será: qual das faces é o caminho correcto? (no sentido de ser o caminho mais curto, porque se te enganares, bom não te preocupes, a vida acaba por te fazer voltar à mesma encruzilhada anos mais tarde).
E digo-te mais, terás mais sucesso decidindo qual dos caminhos é que contribui melhor para a tua evolução espiritual. A vida... é somente uma escola.

Anónimo disse...

Hum... Muito interessante a a resposta dada pelo Daniel SIlva... Acho que tambem vou tentar para mim...

Will disse...

No final tudo corre bem... se não está a correr bem é porque ainda não é o final =)

Momentos disse...

Há uns anos havia vários anúncios de um desodorizante 8X4.
Quem viu nunca esqueceu.
Era impulse.

Nada como um bom impulse para decidir o que quer que seja na nossa vida. Por vezes agir por impulso é a melhor decisão e a única possível. Ponderar demais por vezes resulta em má decisão e provável um engano...

Anónimo disse...

O imediatismo nunca foi bom conselheiro! A vida não é uma roleta russa, o que fazemos, bem ou mal, a nós retorna. Há que pensar seriamente nas coisas sérias e descomplicar/flexibilizar nas que não o são! Se a decisão que tens para tomar mexer muito com a tua vida ou com a dos outros que te são mais próximos, deves ser ainda mais prudente... ao contrário do que muitos disseram, há coisas em que só temos uma oportunidade de fazer bem. Decidir sem ponderar numa situação dessas revela falta de maturidade e é desaproveitar os ensinamentos que tivemos anteriormente. Não terá sido precisamente esse o erro que cometeste no passado? Eu em caso de dúvida, nunca dou um passo em frente, pois à frente, no escuro, está normalmente o abismo...!