terça-feira, 9 de setembro de 2008

Trans Siberiano #29 - Epílogo

Finlândia


Poucas horas estive em Helsinquia. Pelo que vi do avião é um país lindissimo. A capital é agradável, as pessoas são muito simpáticas e a comida é boa. Parece que é muito normal passar férias neste país alugando uma casa numa das suas milhentas ilhas. Sem dúvida que é para voltar.


Rússia

É muito difícil descrever a nossa passagem pela Rússia. Sem dúvida que é um país lindíssimo quer a nivel de património natural quer em património construido. S. Petersburgo é fantástico, muito mais que Moscovo. São cidades relativamente modernas embora certas infraestruturas sejam do período soviético e como tal estejam em degradação. A restante Rússia visitada está lançada ao abandono. Ver as casas em completa degradação dá pena. Turismo fora destas duas cidades é uma aventura.
O grande problema deste pais é a maneira de ser das pessoas. Antipáticas, arrogantes e prepotentes e, claro não falam (ou não querem falar) inglês. Em 11 dias na Rússia encontramos, no máximo, 10 pessoas relativamente acessiveis. Este facto leva a que não pensemos voltar. Eu pelo menos não penso a não ser que me tenha de deslocar por razões profissionais. Se tencionam ir à Rússia, sugiro que, ou aprendam a falar russo, ou vão em viagem organizada de cá ou então vão ter com alguém conhecido de lá.

Mongólia

A agradável surpresa da viagem. Estava muito apreensivo com a Mongólia. A gastrononia assustava-me (leite de égua, carneiro, etc) e o país em sí, 3º mundo, não adivinhava nada de bom. Nada mais errado.
Um pais encantador. Mesmo o deserto, que vimos de passagem de comboio, se apresentava acolhedor. As pessoas não poderiam ser mais simpáticas e a comida não podia ser mais saborosa (não provamos o leite de égua). Ulaan Baatar é uma cidade feia com zonas agradáveis. Nota-se no entanto, o início de uma reconstrução. O legado soviético está devoluto e os mongóis teimam em destruir esta herança do passado e construir uma cidade moderna. Pelo que vimos, estão a conseguir.
Toda a envolvência a Ulaan Baator é espectacular. Os dois dias no ger foram fantástiscos e senão fosse o tempo ainda teriam sido melhores ainda. Estes dias permitiram contactar com "os nativos" e concluir que os mongois são realmente um povo fantástico. Mongólia é sem dúvida um destino a repetir.

China

O grande dragão é sem dúvida grande, imponente e belo. Embora só tenhamos estado em Pequim, deu para ver que a China é um país fantástico. As horas em que atravessamos a China de comboio permitiu ver um pais de contrastes mas aparentemente agradável. O primeiro vislumbre da muralha ao longe quando acordamos na 2ª feira foi magnifico.
Pequim é uma cidade moderna, acolhedora, segura e recheada de gente simpática. Embora ainda seja complicado fazer-mo-nos entender em inglês com os chineses (nada comparado com os russos) nota-se um esforço enorme para que as coisas mudem. Como é óbvio os Jogos Olimpicos para isto contribuiram, mas esta alteração de hábitos e costumes é algo que fica. E como eles sabem receber bem os turistas. Policia includa. A cidade é bonita, os templos são fantásticos e apesar do tempo abafado vale bem a pena uma visita detalhada. A grande muralha não tem explicação. É ver para crer. Recomendo vivamente visitar a China (Pequim). Eu por certo voltarei.

Sem comentários: