terça-feira, 7 de julho de 2009

Pato à Pequim #1

Existem na China quatro tipo de culinárias diferentes referentes a zonas específicas do país. A mais conhecida no Ocidente é proveniente de Hong Kong e do sul, zona de Cantão ou Guangdong, banhada pelo mar do sul e pelo rio delta. As outras três culinárias são provenientes das zonas de Xangai, Pequim e Sichuan. A cozinha chinesa incorpora os conceitos de equilíbrio e harmonia e se a culinária do sul é conhecida pela frescura dos alimentos que utiliza, a culinária de Xangai é famosa pela sua diversidade e fusão, a cozinha de Pequim pela sua sofisticação e a culinária de Sichuan por ser mais picante e repleta de especiarias, pimenta qb.

O pato à Pequim é a famosa especialidade de crepes chineses cujo interior é forrado com lombinhos de pato e verdura. A receita remonta ao século XV e em Pequim o cozinheiro vem à mesa descascar o pato. Os crepes são de seguida enrolados à frente do cliente. Delicioso.

O ano passado tinhamos estado no restaurante mais famoso (recomendado pelo Lonely Planet) este ano fomos ao recomendado pelo Guia da American Express. Ambos soberbos. O do ano passado ganhou pelo cerimonial à volta da refeição o deste ano pela variedade de acompanhamentos.

A preparação
O nosso pato
Idem
Que bom aspecto
Nhamm !!
A sobremesa

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois... ao invés do "coelho", bem que me podias ter trazido o pato...LOLOL

SCS disse...

Tu devias escrever sobre Culinária.
Fazíamos uma Rota de Restaurantes.
Queres? Fazemos um blogue juntos.

Soberdo este post, soberbo!
Até te consigo perdoar os acentos.
Bom, perdoo sempre.

Beijo *

Will disse...

Também queeeeroooooooo!