terça-feira, 2 de setembro de 2008

Trans Siberiano #24

Pequim.
Oito da manha na rua.
Calor que nao se pode.
Partimos de metro para a Praca Tiananmen para ver o Mausoleu de Mao, a respectiva praca e a cidade proibida. Nao a palavras que descrevam o que vimos. as fotos falam por sim.
A cidade proibida entao e estonteante. 800 pavilhoes numa arquitectura tipica uma decoracao fantastica. Quem viu o ultimo imperador podera ter uma ideia da grandiosidade, mas visto ao vivo e outra coisa. As fotos mostraram um pouco o que vimos mas nao ilustrarao nem de perto.
Da parte da tarde partimos para o Templo do Ceu. Curiosamente ainda gostamos mais. Principalmente por que havia muita gente la que cantava e dancava. Muito muito giro mesmo.
Ainda tiramos umas fotos vestidos de chineses que arrancaram umas boas gargalhadasa a todos nos e a todos os que la se encontravam.
A saida do templo ainda nos cruzamos com um grupo de atletas paraolimpicos portugueses e claro tiramos fotos com eles.
Partimos ja era relativamente tarde para a cidade olimpica. Nao deu para ver praticamente nada pois esta tudo interditado. So deu mesmo para ver o estadio.
Que dizer de Pequim e dos Chineses?
So o melhor.
A cidade esta completamente preparada para o turismo. Os chineses sao extremamente simpaticos, de uma maneira geral falam ingles e sao muito mas muito solicitos. E ve-los quando perguntamos qualquer coisa, saiem dos seus postos e acompanhrem-nos ate aos locais. policia incluindo.
A cidade e fantastica. Ampla, limpa, acolhedora, relativamente facil de visitar.
Voltarei por certo a Pequim.
Como falava com o Pedro viveria tambem aqui uma temporada.

Mausoleu de Mao
Cidade Proibida
Cidade Proibida
Cidade Proibida
Cidade Proibida

Musica ao vivo no Templo do Ceu
Templo do Ceu
Templo do Ceu
Templo do Ceu
Barbeiro na Rua