Nunca dei grande crédito à psicologia, com o devido respeito pelos psicólogos. Vejo-a mais como um "ciência estatistica" que explica comportamentos e atitudes através de um processo "matemático" baseado no comportamento de um universo de individuos com idênticas caracteristicas.
Devido provavelmente à minha formação vejo, redundantemente, os comportamentos como uma sucessão de reacções químicas que ocorrem no cérebro iniciadas através de estimulos, hormonas, proteínas whatever e transmitidas a todo o corpo através de impulsos eléctricos atravessando os nervos percorrendo as sinapses, etc etc. Processos complicados, longe dos meus conhecimentos.
Mas depois observo comportamentos e atitudes de pessoas, muitas que desconheço, que para mim estão longe de ser explicadas por qualquer teoria bioquímica.
Que mecanismo bioquímico pode explicar a maldade, o desejar mal aos outros, a inveja, o magoar, o ofender, o enganar, o mentir, o caluniar anonimamente, o desprezar,......São coisas que não consigo entender. A psicologia porventura pode explicar sem uma base bioquímica mas eu preciso de mais. Não me chega. A minha lógica assim o exige.
P.S: Não me perguntem se está tudo bem. Está. São mesmo só pensamentos.