sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Jornalismo e Jornalistas

Por indicação do meu director, ontem estive a dar uma entrevista para a RTP1 sobre o ciclo de reportagens que eles estão a fazer sobre as alterações climáticas e o fim do ano polar internacional.
Como tenho a sorte de ser dos poucos portugueses que já realizaram investigação no árctico, foi indicado pelo comité português para o ano polar como pessoa certa.
Pormenores à parte, ontem pelas 10 da manhã cá estava a jornalista pronta para começar a entrevista. Combinamos mais ou menos os assuntos a tratar e tive de a informar que esta questão das alterações climáticas é ainda muito complexa e baseia-se em alguns pontos em modelos e/ou previsões/cenários. No que respeita ao meu trabalho, aquilo que pode ser dito é que face ao que se conhece sobre o "comportamento" dos poluentes no ambiente, são de prever alterações nos respectivos processos ou cinéticas perante alguns dos cenários previstos. No árctico como é um ambiente extremo, algumas alterações já são visiveis mas aqui ainda é muito cedo particularmente porque a acontecem numa latitude mais baixa e como tal tornam-se processos mais lentos, dificeis de quantificar pelas mais diversas razões.
Agora perante estas pré-explicações acham que ela tomou em consideração o que lhe tinha dito quando começamos a gravar?
NADA.
Basicamente queria "sangue" e como não lhe podia dar, porque não há provas concretas, deve ter ficado um pouco desiludida. O que é pena pois pareceu-me uma pessoa extremamente bem informada. No final disse "O João é muito cauteloso". Claro.
Agora estou curioso em saber o que daquela entrevista toda (com vista para o Tejo) se aproveitou e principalmente o contexto em que ficaram as minhas declarações.
A minha experiência com a TSF sobre outro assunto não foi muito boa. Veremos esta.

6 comentários:

Daniel C.da Silva disse...

Ants de mais a jornalista não deve ter entendido muito bem a tua introdução, à excepção dos assuntos que tratariam. DEpois é verdade o que dizes sobre "sangue". As pessoas querem irrefutabilidades, ou seja, é certo que o planeta vai derreter dentro de x anos, ou, devido ao efeito estufa o ocidente vai passar a ter apenas verão einverno tropicais dentro de 2 anos, 4 meses e 3 dias.

A tua temática é francamente relativa, dado que contém muitas variáveis.

Mas disto tudo, se a entrevista foi para a RTP-1, que tal postares a entrevista? ;)

Abraços

Angelo disse...

Mas toda a gente da televisão, jornais e afins agora só quer é pouca vergonha, desespero e tudo mais?!
Mas deves ter ficado todo pipi na tv!

Anónimo disse...

Ele é mega viagens a trabalho, entrevistas para a rádio e para a tv...uma pessoa quando é chic é e mai nada! :)
Beijoca grande e um óptimo fim de semana!
Inês

Kapitão Kaus disse...

É, com esse pessoal é preciso ter cautelas redobradas...

Abraço!

Aequillibrium disse...

no comments

Rita disse...

Só tenho 3 perguntas Onde?( em que programa, o canal já sei) Quando? e A que horas?. Não quero perder o homem do Polo Norte na TV...
PS: Se calhar a coisa tinha resultado melhor se tivesses dito que vinha por aí abaixo um autêntico apcalipse dentro de 356h 23m 51s
Jokas