terça-feira, 3 de junho de 2008

Proteger

Para muita gente dar de cara com um tubarão pode ser o seu maior pesadelo.
No entanto e tal como muitas outras criaturas eles estão em risco de extinção.
Quem viu o tubarão de Spielberg e outros que surgiram depois, provavelmente devem achar que eles estão bem é mortos.
No entanto, eles têm um papel fundamental nos oceanos. Como grandes predadores regulam as populações dos organismos nos "degraus" inferiores da cadeia alimentar.
A pesca está a dizimar as populações em particular na Ásia onde são fonte de alimento. Matam simplesmente para tirar as barbatanas. Noutros lados do mundo matam simplesmente por ignorância. Os tubarões para saber se gostam têm de provar - são curiosos - confundem as presas. Tudo isto está a levar ao seu declínio. E já ca estavam muito antes de nós.
Tive a sorte de mergulhar com uns na Tailândia. Que sensação.
Vamos mudar as mentalidades, ok? Deixo este link. Espreitem.

4 comentários:

Anónimo disse...

O site está muito fixe! E o nome do banco para fazer donativos também lol! P.

Anónimo disse...

Tá bem tá...
Se a outra não apontasse para o gajo ele passava por ti e tu nem o vias.

Maria

João disse...

P: Nada se faz sem dinheiro. Nem que seja para pagar aos pescadores para estarem quietos.

Maria: Pois...... :p

Rita disse...

Eu não preciso. Eu sou acérrima defensora dos "maus", gosto de cobras e de aranhas e até mesmo as hienas (apesar de serem uns animaizinhos deploráveis - coitadas) eu protegia se pudesse. Adoro animais e a vida selvagem e apesar da D.Rn estar sempre a dizer que os tubarões são maus eu defendo-os "não são nada filha, eles têm que comer porque senão coitadinhos ficam com muita fome" e ela lá diz "coitadinhos". Não consigo compreender a mentalidade dessas "gentes" que matam por dá cá aquela palha...Quando fui às Maurícias fiquei chateada por terem acabado com o Dodos que eram uns passarocos tão engraçados o que nos deixa a pensar "caraças acabaram com eles e eu nunca tive a oportunidade de ver um, quando as R's forem da minha idade com certeza haverá também alguns animais que elas nunca terão a oportunidade de ver" e isso é triste. E quando digo ver quero dizer nem sequer na TV porque, apesar de não me importar nada, não tenho a possibilidade de os ver ao vivo...
Jokas