segunda-feira, 9 de junho de 2008

Trans Siberiano #3

Hoje tomo a liberdade de colocar na integra, um mail da minha companhaiera de viagem Ana M., pos reflecte como estão os preparativos da nossa viagem. Espero que não te importes :).
Reza assim:

Como não tenho Blog e como não consigo escrever "corno" no Diário do Hi5 e como esta história já parece anedota, não posso deixar de partilhar convosco a programação das minhas férias, que, a avaliar por estas 2 semanas, vai ser mais gira do que as férias própriamente ditas...
Então pronto, é oficial: Férias marcadas!!!!!

PARTE I (Há duas semanas):
Como diz um dos companheiros de viagem: "Já temos asas..."
Estão comprados os bilhetes de avião, de partida a 15 de Agosto com destino a Helsinquia (Finlândia) e regresso de Pequim (China) no dia 04 de Setembro com destino a Lisboa.
Pelo meio, a viagem no "Transiberiano Train", o grande carril que atravessa a Russia, no nosso caso, cruzando a Mongólia em direcção a Pequim, na China.
Ficaram decididas as datas de início e fim desta viagem, mas mantendo ainda uma flexibilidade nos horários e dias em que serão feitas as ligações! Ficaremos 2 a 3 dias em cada um dos pontos escolhidos.
Passaremos, então, por Helsinquia (Finlândia) , S. Petersburgo e Moscovo (Russia), Irkutsk e o Lago Baikal (Siberia), Ilha de Olkhon, Ulan-Baatar e o Campo Buuveit no Parque Nacional de Terelj (Mongólia) e finalmente Pequim (China), pouco depois do final dos Jogos Olimpicos para evitar a confusão.
Faltam marcar algumas das ligações dos comboios e alguns dos alojamentos, tratar de vistos etc, mas afinal ainda faltam pouco mais de 2 meses para a partida.
Temos a expectativa de visitar cada uma das cidades e os seus monumentos, pernoitar numa tenda "Ger" na Mongólia, mergulhar nas águas geladas do Lago Baikal, e evidentemente chegar à Cidade Proibida, Praça Tianaman, ou lá como isso se escreve..., e Grande Muralha...
Vamos ver como corre...

PARTE II (Esta semana):
(MAIL ENVIADO PELO "ORGANIZADOR" / COMPANHEIRO DE VIAGEM, A PROPÓSITO DA PARTE DO TRAJECTO MONGÓLIA / PEQUIM DO QUAL TEMOS INDICAÇÃO SÓ EXISTIR UMA LIGAÇÃO POR SEMANA(!))
"Caros companheiros de viagem... isto começa a tornar-se complicado!
Já me estou a imaginar a tentar convencer um mongol sem dentes a nos alugar 4 cavalos para Pequim!
O tal comboio nº 004 só pode ser reservado 1-3 dias antes, ou seja, em princípio no dia em que prevemos chegar a Ulan-Bator!
De qualquer forma já confirmei e existem alternativas para o caso dos comboios directos estarem todos esgotados... pode demorar mais tempo mas havemos de chegar a Pequim. E não nos podemos esquecer das famosas Linhas Aéreas Mongóis... a tão conhecida MIAT (http://www.miat.com/) que já transportou o não menos famoso Indiana Jones!"
Para reforçar a idéia...
(POST COLOCADO HOJE NO BLOG DELE, O REFERIDO COMPANHEIRO DE VIAGEM, A PROPÓSITO DESTA HISTÓRIA)
"O projecto do Transiberiano (...) já me está a dar 'água pelas barbas' com o planeamento das viagens de comboio!Nunca vi tamanha confusão no que diz respeito a horários e preços de bilhetes de comboio como o que acontece na companhia russa de comboios RZD, e não me refiro apenas ao facto de tudo estar em cirílico (que até já vou aprendendo a reconhecer algumas palavras como Москва (Moscovo), Ст Петерсбург (S. Petersburgo) ou outra igualmente úteis como билеты (bilhetes), расписания (horários) e Нет поездов в указанную дату (não há comboios na data indicada... este muito útil e importante).A confusão começa logo com a indisponibilidade do site na versão inglesa o que nos obriga a uma aprendizagem forçada de russo... menos mal, sempre se vai treinando alguma coisa (eles gostam e acham piada aos estrangeiros que tentam falar russo, e é um óptimo quebra-gelo).Depois de saber como se escrevem os nomes das cidades o melhor é tentar descobrir o que diz o sistema quando não nos apresenta qualquer coisa semelhante a uma tabela com horas e (novamente) uma série de caracteres que parecem ter saído de um filme de extraterrestres!Não acreditam? Pois então experimentem descobrir a origem e destino deste comboio...
Mas não termina aqui! Agora que já sabemos 'descodificar' esta 'algarviada' toda há que ser paciente e ter em conta que estes senhores não apresentam horários com mais de 45 dias de antecedência ou, ainda mais complicado de gerir, os comboios que correm nos dias pares (ou impares) por vezes mudam quando o mês tem 31 dias!! Loucura total...Agora juntem o cirílico com estas trocas e tentem encontrar um comboio que sirva os vossos propósitos. Já me esquecia, para completar a festa temos ainda a questão do preço que varia consoante as datas, tipos de comboio e claro, as classes!Fazendo um ponto da situação, temos os bilhetes de avião de Lisboa para Helsínquia e de Pequim para Lisboa e agora há que encaixar os comboios por forma a conseguirmos cumprir com o plano previsto de paragens. É claro que teremos que ter uma certa flexibilidade, muita paciência e um grande espírito de aventura para o caso de ainda termos de 'inventar' uma forma de ir de Ulan-Bator (capital da Mongólia) para Pequim, isto no caso do famoso Nr. 004 Trans-Mongolian estar cheio (é que só vendem os bilhetes 1-3 dias antes!).Entretanto, vão dando uma olhadela no blog do Train Nr. 4 Moscow-Beijing..."

PARTE III (Já há dias para cá...):
A tudo isto acrescem preocupações do tipo:
TRÊS SEMANAS:
- O que comer?
- Banho no combóio?
- Onde dormir, quando fora do combóio?
- Residenciais a 3, 4, 5 euros serão fiáveis? Pois (!) os preços são todos assim...
- O que levar? Não dá pa ir carregado de mochila às costas...
- O que vestir? É Agosto, mas não a deixa de ser a Finlândia, a Sibéria, etc...
- Chegar à China (A VER VAMOS...) logo a seguir aos Olimpicos? Não será confuso?
- E as férias de Hotel, os mergulhos, as ilhas paradisiacas, os cocktails, o livrinho, a toalhinha de praia (do Hotel, claro), os Breakfast, os Bufets, as Chinatowns, as compras nas grandes metropoles,...?
- "Oh Ana M., mas vocês lá têm idade pa isto?"

Posto isto, SE FICARAM CURIOSOS EM COMO ISTO VAI ACABAR, sugiro que vão acompanhando, no Blog dele


e para quem gosta de viagens e estórias de viajantes (cada vez mais VIAJANTES e menos TURISTAS!), não deixará de ser um ensinamento, ou pelo menos uma curiosidade, esta loucura de marcações de viagens através do "mundo virtual"...

VOU-VOS MANTENDO AO CORRENTE, PORQUE ISTO VAI SER A LOOOUUUUCURAAAA!!!!

ESTOU MESMO ENTUSIASMADA, ESPECIALMENTE PORQUE NÃO SABENDO COMO CHEGO A PEQUIM, NÃO SEI COMO VOLTAREI PARA CASA, PORQUE, CASO NÃO TENHAM PERCEBIDO, TEMOS BILHETES DE LÁ PARA CÁ!!!
Eu não escrevia melhor :)

6 comentários:

Kapitão Kaus disse...

Amigo João,
Vai ser, sem dúvida, uma grande aventura:) E uma grande paródia:)

Por via das dúvidas, eu aconselharia que tivessem em conta os seguintes aspectos:
a) avisar o consulado/embaixada portuguesa por onde forem passando (just in case...)
b) levar, para além dos euros, um reforço em dólares (moeda e travellers)
c) deixar o itinerário claro com gente da confiança por cá
d) irem preparados para the great adventure

Divirtam-se:))))

Abraço:)

Angelo disse...

BEEEEMMMM! Eu nem sei bem o que diga! Mas uma coisa é certa: por esses lados pousadas a 5 Euros hão-de ser topo de gama. Digo eu... Cheguei a ficar numa pousada na Malásia por 3 Euros por noite...

Rita disse...

Olha que estes preparativos devem mesmo estar a ser do mais fixe...
Jokas

Hydrargirum disse...

Ai eu tb quero....não caberei em nenhuma malinha discretamente????

Abc:)))

João disse...

Kapitão:Já estamos preparado. Não sei é se suficientemente preparados.

Angelo: Pois tu isso sabes melhor que eu :):

Rita:Loucura mesmo.

Hg: Olha o desaparecido. Acho que se consegue arranjar qualquer coisa. :)

Anónimo disse...

Keeping a fresh blog is challenging and really tiresome. You have pulled it off well though.