terça-feira, 28 de agosto de 2007

Desabafo #6

1ª Parte

Realmente existem coisas que nos fazem pensar.
Desde o almoço que venho andado a meditar sobre dois assuntos.
Hoje descrevo o primeiro

Como toda a gente sabe o Canadá é um pais biligue, i.é.,existem duas linguas oficiais: o Francês e o Inglês.
O facto de existirem as duas linguas pressupõe que todos os canadianos as dominem. Os do Quebéc mais o francês obviamente e os restantes mais o inglês. Fui mesmo esclarecido pelo meu colega Martin que ambas são obrigatórias na escola (obvio tb).
Mais...qualquer estrangeiro que queira adquirir a nacionalidade canadiana, independetemente da provincia para onde vá viver, terá de dominar ambos os idiomas (info).
Isto é a teoria. Na prática como é?
Em 2005 quando aqui estive a fazer o primeiro trabalho, estava sediado em Cornwall, Ontario. Uma noite fomos jantar a um restaurante e quando o meu orientador daqui perguntou a uma empregada de falava francês (Cornwall fica a poucos km do Quebéc) ela respondeu que não, e mais, que se recusava. Ele, um quebecoi ferranho até avermelhou querendo-se ir embora imediatamente. Dissemos para ele ter calma e lá ficamos. Um espectáculo. Ele a fazer os pedidos em francês e ela a responder em inglês.
Hoje acomteceu-me a mesma coisa. Fui almoçar sozinho ao Subway no vilarejo onde estamos a fazer o trabalho, Beauharnois. Antes de mais nada perguntei à tipa se falava inglês e qual não foi o meu espanto que quase me comeu vivo. Num francês reprovador disse-me que ali não, nem ela nem ninguém.

E ainda nós portugueses achamos que somos bairristas e casmurros.....