Orgãos vestigiais são aqueles que, em alguns organismos, se encontram com tamanho reduzido e geralmente sem função, mas noutros são maiores e exercem função definitiva.
A importância evolutiva desses órgãos vestiginais é a indicação de uma ancestralidade comum. Um exemplo bem conhecido de órgão vestigial no homem é o apêndice, estrutura pequena e sem função que parte do ceco (estrutura localizada no ponto onde o intestino delgado liga-se ao grosso). Nos mamíferos roedores, o ceco é uma estrutura bem desenvolvida, na qual o alimento parcialmente digerido á armazenado e a celulose, abundante nos vegetais ingeridos, é degradada pela acção de bactérias especializadas. Como não ingerimos celulose, o apêndice não tem grande importância a não ser quando inflama e temos de ser operados de urgência.
Outros orgãos vestigiais são os dentes do siso. Os sisos são os últimos dentes a desenvolverem-se. O ser humano, em sua maior parte, tem quatro sisos, um em cada canto da boca. O dente do siso não está presente em todas as pessoas, algumas vezes porque a pessoa não tem o gene deste dente e outras vezes porque ele não erupcionou por falta de espaço na arcada dental ou por estar na posição "errada" dentro do osso. Parece que a sua existência tem também a ver com a alimentação dos nossos antepassados.
Tirei um dente do siso. Tenho outro em fila de espera para ser retirado.
Neste momento pode observar-se uma enorme cratera na parte superior do maxilar.
Porque raio a evolução não é mais rápida a retirar o que não faz falta :( ?
Felizmente tenho um excelente dentista.
8 comentários:
Grunfff....O orgão vestigial apêndice....quase que me matou há cerca de dois anos...:/
Maldita evolução lenta e traiçoeira:/
No que diz respeito ao apêndice... até agora não tenho razões para me queixar... Já os meus dentes do siso a coisa é bem diferente!! Já tirei os 4, 2 deles inclusos, os outros 2 semi-inclusos... Foi uma experiência que só visto... E cada um do tamanho de uma fava!!!
:)
Bjs
S.
As coisas que eu descubro...
Pega, para ti :)
http://voyeurdeblogs.blogspot.com/search?updated-max=2007-12-28T19%3A49%3A00Z&max-results=1
Love,
Grace *
Oi...
Conheço alguns (graças a Deus, poucos...) casos em que o orgão vestigial de maior relavância é o cérebro... não passa mesmo de vestigio... O pior qé que não se pode retirar...
LOLOLOLOLOLOLOl
Bjs
A.M.
Hg: Eu não disse que a evolução lenta só dá trabalhos...
S: Está tudo explicdo no que respeita à falta de juizo :)
SCS: Fotos fantásticas.
A.M.: Provavelmente se tirasses não se ia notar grnade diferença. Também conheço uns poucos.
Epá, se eu tirasse? Vê lá o que escreves... ó cromo... A.M.
A.M. Se tirasses o cerebro a esses, entenda-se :).
Já Darwin dizia...Origem das Espécies concerteza...
Enviar um comentário