quarta-feira, 19 de março de 2008

Arthur C. Clarke

O escritor inglês Arthur C. Clarke, faleceu ontem, terça-feira, aos 90 anos no Sri Lanka. Era considerado um dos mestres da ficção científica, autor de obras que marcaram o género.
Uma dessas obras, o conto "The Sentinel", de 1951, deu origem a um dos filmes-chave da ficção científica, "2001:Odisseia no espaço", realizado por Stanley Kubrick en 1968. Com esse filme, Kubrick conquistou um Óscar e teve mais de 10 nomeações para diversos prémios da cinematografia mundial. Foi sem dúvida um grande filme curiosamente muito actual.




Além da ficção científica, Clarke escreveu mais de 100 obras científicas e filosóficas nas quais procurou determinar o lugar do Homem no Universo.
"2001: Odisseia no espaço" não foi a sua única "carta de apresentação". Escreveu ainda "Childhood`s End" e "Rendezvous with Rama", que levaram os críticos a compará-lo a autores da craveira de Isaac Asimov e Robert Heinlein.
Muitas das obras científicas de Clarke introduziram conceitos que são actualmente "moeda corrente" no mundo da tecnologia.
Numa dessas obras, "Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?" (1945), o escritor lançou pela primeira vez a ideia de que os satélites geoestacionários poderiam ser excelentes centros das telecomunicações.
Lembro-me perfeitamente da série de televisão " O Misterioso Mundo de Arthur C. Clarke", na qual eu não perdia um episódio. Curiosamente a imagem que me ficou dessa série foi a da caveira de cristal.



A humanidade perdeu mais um grande senhor.

4 comentários:

Rita disse...

Também adorava essa série. Tinha coisas fantásticas...
Jokas

Hydrargirum disse...

Ihhhh...as memórias que me foste buscar deep down...

Chegou a uma bonita idade...:)

Essa caveira...está no meu imagináro...!

:)

Junta-te ao clube disse...

Mas que raio de série é essa que eu nunca ouvi falar??? E não me considero ninguém inculto!!

Ass: Gattaca

João disse...

Rita e Hg: Acho que deve estar no imaginário de todos que acompanhavam minimamente a série.

Gattaca: Procura no Youtube em Arthur C. Clarke Misterious World.