segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Blog Action Day

Trabalhando eu em Ambiente, não poderia deixar de me associar a esta inicíativa (blog action day) que pretende que milhões de vozes digam (e já agora façam) alguma coisa pelo planeta.

Parece que já é do conhecimento geral que o clima do planeta está a mudar. Vivendo eu nestes ultimos meses no Canadá, tenho vindo a sentir, tal como os canadianos, mudanças visiveis. O que antes se constatava numa escala de séculos/milénios agora observa-se numa escala de meses/anos.

Este ano, o caminho mais fácil entre o Atlântico e o Pacifico não foi o Canal do Panamá, mas a passagem norte do Ártico Canadiano. Pela primeira vez em muitos mas muitos anos, o gelo derreteu completamente. A permafrost (uma camada de solo ártico permamanente gelada) está também a derreter. O dióxido de carbono nela aprisionado desde à milhares de anos corre risco de escapar para a atmosfera contribuindo para o aumento deste gás de efeito de estufa numa proporção maior que a queima dos combustiveis fósseis. Os ursos polares poderão vir a estar em risco de extinção por falta de plataformas de gelo que os permitem viajar entre os territórios de caça.

Urge fazer qualquer coisa, nem que seja barulho.


Sem comentários: